Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Inhambu-chintã

Crypturellus tataupa


O inhambu-chintã é uma ave tinamiforme da família Tinamidae.
O inhambu-chintã foi imortalizada na composição de Athos Campos e Serrinha, nas vozes de Tonico e Tinoco. Dando inspiração e origem ao nome da dupla Chitãozinho e Xororó.

Eu não troco o meu ranchinho marradinho de cipó
Pruma casa na cidade, nem que seja bangalô
Eu moro lá no deserto, sem vizinho, eu vivo só
Só me alegra quando pia lá pra aqueles cafundó

É o inhambu-chitã e o xororó
É o inhambu-chitã e o xororó


É um tinamídeo relativamente comum em grande parte do Brasil, e que apresenta boa resistência às alterações antrópicas. Habita capoeirões, espigões de mata secundária, plantações degradadas em áreas de mata nativa primitiva, plantações (milho, café, algodão, entre outras). Em canaviais e áreas de eucalyptus, pode ocorrer em havendo capoeiras nativas nas proximidades.
Esta espécie ocorre desde o Espírito Santo até a Argentina, onde é chamada perdiz del monte, perdiz del hogar.

4 comentários: