Páginas

PROJETO

O campus Juína está inserido em uma região de transição de biomas compreendido por Amazônia e Cerrado brasileiro, que na qual apresenta uma grande biodiversidade por apresentar espécies de ambos biomas. É com grande facilidade que ocorre observações de espécies da fauna brasileira dentro da área do campus, tendo como exemplo mamíferos ( macaco - prego, irara, capivara e até mesmo anta), aves ( araçaris, araras, garças, soco - boi, sanhaço da amazônia) e espécimes de outros filos.

O levantamento preliminar da avifauna da área do Campus Juina é um projeto de iniciação científica financiado na forma de bolsa científica pelo Programa PROIC oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso - IFMT. Tem como pesquisadores a Prof. Ms. Ademária Moreira Novaes e o Prof. Esp. Edilson Luiz Cândido, ambos Docentes de Biologia, e como aluno bolsista Ronaldo Almeida de Souza, 1º ano do curso médio integrado de Técnico em Agropecuária.

O Programa Institucional de Iniciação Científica - PROIC apresentou-se como oportunidade de uma maior interação entre aluno e pesquisa, onde observou-se a necessidade de um projeto que interagisse a Educação Ambiental com a fauna local, gerando conhecimentos que se apresentarão como ferrramenta de sensibilização da comunidade acadêmica perante a caracterização do meio local, por meio de sua fauna.

Em média já foi observado mais de 80 espécies da avifauna brasileira, no entanto as postagens das imagens serão feitas de acordo com a obtenção das mesmas. Pode ocorrer dificuldades de captura de imagens de algumas espécies já observadas através de binóculo, onde as mesmas se apresentam de maneira arisca e de comportamento receoso, dificultando fotografias em até mesmo de distancias consideráveis. Ao final da coleta de dados será apresentado o qualitativo de espécies observadas através de visualização por binóculo e comparação de sonorização (canto), confrontando registros no período chuvoso (outubro a março) com os do período seco (maio a setembro).

A identificação das aves esta sendo realizada através de consultas ao site http://www.wikiaves.com.br/ e orientações dos guias de campo:

SIGRIST, TOMAS. AVES DA AMAZÔNIA BRASILEIRA. 1º ed; 2008; Editora Avis Brasilis.

SIGRIST, TOMAS. AVES DO BRASIL ORIENTAL. Editora Avis Brasilis.

FRISCH, D, J; FRISCH, D, C;. Aves brasileiras e plantas que as atraem. 3º ed. 2005.